terça-feira, 12 de setembro de 2017

Autocontrole



















Vale a pena descrever o cenário
na capital das Minas Gerais
no belo teatro do Palácio das Artes
a plateia lotada
todos aguardando ansiosamente o espetáculo Gira
do nosso amado Grupo Corpo
eu e Ju sentamos na segunda fileira
praticamente no palco
não foi de propósito
mandaram os ingressos diferentes dos que ela tinha escolhido
e só ficamos sabendo ali na hora
sem chances de reclamar
afinal esperamos muito por este dia!

primeiro sinal...
segundo...
e lá vamos nós para mais uma viagem pelo universo dos irmãos Pederneiras
a primeira parte foi Bach
coisa mais linda de se ver
bailarinos impecáveis
coreografia perfeita
um sonho
até que comecei a tossir
e aí minha gente
o encanto virou pesadelo
pois a música calma e num volume baixo
deixava evidente até a queda de um alfinete
quanto mais um cof cof cof que insistia em gritar da plateia
eu tentei segurar de todas as maneiras
Trident de melancia, bala de café, Trident de menta, Halls de cereja
valia até pedra se me fizesse parar de tossir
uma vergonha me cobriu dos pés a cabeça
afinal com tanto lugar para tossir
e eu tinha que dar esse show justamente ali na boca do palco?
respira
prende a respiração
respira com a boca aberta
fecha os olhos
não não arregala
aperta a garganta
pisca
para de piscar
morre minha filha, mas para de tossir!
e ela ali só na espreita
indo e vindo
e eu quase me contorcendo para não piorar a situação
o primeiro ato foi sofrido pra mim
pois se tem uma coisa que irrita todo mundo é gente tossindo assim
a mistura de chicletes e balas apesar do gosto ruim
bem que me ajudou a aliviar um tiquinho as crises
até que no palco
ficaram só aquele casal
ela pendurada lá no alto
e ele no chão
a música inspirada na obra de Bach tocava suave
aquela maravilhosa bailarina ficou ali
centrada
paradinha
como se não estivesse fazendo o menor esforço
uma luz maravilha a iluminava
e ela ali
como se fizesse parte do cenário
aí é que entrei em pânico
pois a tosse veio como uma avalanche
e eu tentando de todas as maneiras me controlar
as lágrimas pulavam dos olhos
todos os anjos e santos me passaram pela cabeça
me socorre anjo da guarda
please please please
nunca te pedi nada
não me deixa tossir
piedade!!!!
e a bailarina lá
imóvel
serena
como se estivesse flutuando
sinceramente pra mim essa cena durou infinitos minutos
não faço ideia do real
mas para mim foi uma eternidade
ela iluminada
e eu ali sufocando minha tosse
autocontrole Cláudia
se inspire na bailarina
que continua bem na sua frente
quase que adormecida
lá nas alturas
pendurada naquela "fibra de vidro"
o mundo girando e ela toda linda no palco
e eu na segunda fila me contorcendo tentando não fazer barulho
para não atrapalhar aquela poesia

por fim
saí de lá praticamente com diabetes
de tantos doces melados que mastiguei
infelizmente tossi algumas vezes
mas valeu a pena o aperto
pois o espetáculo foi muito lindo

e na segunda parte do espetáculo
entrou Gira
ô Deus que coisa mais maravilhosa
a tosse até se acalmou
e consegui me encantar com tudo

saí de lá com a alma em festa
por ter tido a oportunidade de ver de perto
uma obra tão importante, fascinante e encantadora como Gira
força, leveza, sincronismo, sentimento
muito orgulho de ser mineira gente!

vale a pena conferir
mais um espetáculo lindo
que com certeza encantará o mundo! <3


"sou o mundo, sou Minas Gerais"

beijos,
claudinha

Nenhum comentário: