domingo, 28 de novembro de 2010

terapia - parte II
















24/11/2010
quarta-feira nublada e chuvosa nas geraes

paradinha
só olhando
pensamento solto
e nada...

quando a vida da gente começa a andar
é interessante observar o comportamento dos outros
as reações são engraçadas
as vezes surpreendentes
e em outras frustrantes
mas quando conseguimos olhar sem cobranças
isso se torna um exercício de amadurecimento
muito interessante!

vi reações de toda a natureza
felicidade
inveja
desprezo
alegria
indiferença

é...
o mesmo fato pode causar
sentimentos muitas vezes antagônicos

quando saí do meu mundo de alice
comecei a reparar
a maneira com que as pessoas recebem
tanto as notícias ruins quanto as boas
e aos poucos estou conseguindo entender
que muitas vezes o que a pessoa demonstra
não é bem para você
e sim para ela mesma

quando a sua conquista se reflete como um espelho
muitas vezes quem se enxerga nele
não dá conta de digerir aquela vitória (ou derrota)
na própria vida
e como não consegue resolver ou encarar de frente a situação
se esquiva
e deixa à mostra seu lado menos nobre

eu sempre levei essas reações para o lado pessoal
como se as coisas negativas e a culpa fossem sempre minhas
mas estou aprendendo que não é bem assim
pois muitas vezes
simplesmente
o mal resolvido está no outro e não em mim :)

falo tudo isso pois já vivi assim
apostando na vida do outro
ficando feliz com a vida do outro
me refletindo na vida do outro
e depois de anos
percebi que não tinha nada meu
aí depois de cair do penhasco
parei de achar que investir no outro me levaria a algum lugar bom
e com um egoísmo
que no meu manual
sempre foi pecado
passei a olhar para mim
como meu centro
e não o outro...

confesso que não foi nada fácil
pois sempre lutei contra essa característica
que achava feia
suja
injusta
sei lá...
mas na realidade
se não tivermos ela como nossa aliada
a vida não sai do lugar e pode ser frustrante...

inveja
pra mim inveja boa
é quando a gente quer também
e a inveja ruim
é quando queremos que o outro não tenha ou perca o que tem

bla bla bla
sem pé e sem cabeça
mas muito libertador para mim




















esses sentimentos que eu achava negativo
sempre foram muito confusos
mas depois que minha vida se dividiu em duas partes
ACN e DCN
tudo está mais leve
e as reações alheias menos sofridas e mais previsíveis
a frustração menos dolorida
as cobranças
e o esperar do outro
estão ficando mais compreendidos
e o sofrimento está bem menor

acho que isso que é amadurecer
e essa fase eu devia ter vivido há uns 30 anos atrás
mas como caloura na faculdade
também estou sendo neste quesito da vida

soltei tudo isso por causa do meu rei
que já tem um tempo
que só resolve seus problemas e frustrações
fechando a cara
fazendo birra ou pirraça...

ontem depois da aula
tivemos um papo sério
e meio que falando pra mim
e tentando não deixá-lo cair no mesmo erro que eu  lhe disse:

- meu amor, você vai ter que mudar o seu jeito
pois definitivamente não vale a pena seguir por este caminho...

ai ai
acabei de fazer uma bela sessão de terapia
colocando os pinguinhos nos “is” :)

bondoso Deus
obrigada por não desistir de mim
amém.


...

Nenhum comentário: