sábado, 28 de novembro de 2009

ATENÇAO!














aí vai um texto que recebi hoje e que tem tudo a ver
com as minhas "abobrinhas"

Crônica do Mike Kepp publicada na FOLHA

A t e n ç ã o!

O que mais queremos dos outros é atenção. Por ela, bebês choram e crianças aprontam. Os adultos subestimam sua necessidade de atenção. Quando pedi a brasileiros que descrevessem, em uma palavra, o que mais querem dos outros, quase todas as respostas começavam com “c”: carinho, cuidado, compaixão, confiança, cumplicidade, compreensão e consideração. Respeito também foi uma escolha popular. Mas todos esses desejos têm um denominador comum: a atenção.

Nós a buscamos porque só através da visão dos outros, especialmente da dos mais próximos, podemos conhecer a nós mesmos. Como diz "Diferentemente", de Caetano Veloso: "É você quem me olhando detona a explosão de seu saber quem eu sou". Esses espelhos humanos nos tornam visíveis a nós mesmos, revelam nossas virtudes e vícios, permitem que aprimoremos quem somos. O adesivo "Deus, me ajude a ser a pessoa que meu cachorro pensa que eu sou" reflete esse desejo e a importância do olhar alheio.

Muita gente procura plateia porque ser o centro das atenções melhora nossa autoimagem, o que é gratificante. Palestrantes aqui dizem ao público "obrigado pela atenção" para expressar essa gratidão. Ter a total atenção de alguém também é lisonjeiro. Quando não estava murmurando ao microfone, Sinatra seduzia as mulheres não com palavras, mas com o ouvido atento e o olhar penetrante – uma de suas conquistas chamava aquele olhar de “raio de olhos azuis” – sorvendo cada palavra delas. Sinatra comparou uma mulher a uma plateia, dizendo: "Se você se mostra indiferente, é o fim da linha”.

No corre-corre do diário, também queremos o tempo das pessoas. Mas não tanto quanto sua atenção. O tempo é parte do pacote, mas não garante a atenção. Pergunte a uma mulher que sai com um homem que só fala da ex e ela lhe dirá que ele precisa aprender com Sinatra. Mesmo na cultura do “tempo é dinheiro” dos EUA, a atenção é muito valorizada. Por isso os americanos diferenciam o tempo normal do de qualidade, períodos curtos em que dão àqueles que mais amam sua total atenção.

Eu e minha mulher tiramos férias no interior do Brasil, onde as pessoas nos dão mais atenção e têm mais tempo para nos receber do que os urbanos. Por que isso acontece? Não sobrevivem galgando escadas corporativas, mas criando comunidades interdependentes. Prisioneiros se unem a facções não só para sobreviver mas para reduzir o isolamento social. Estudos mostram que a pessoa na solitária prefere o pior companheiro de cela à solidão, que qualquer atenção é melhor do que nenhuma.

O que mais molda nossa identidade é a interação social. Por isso precisamos de atenção desde o nascimento. Quando crescemos, uma forma de atenção, o reconhecimento, torna-se crucial. Quanto mais cientes ficamos de nossa finitude, mais precisamos de testemunhas que digam: "Ele é assim e isto é o que tem a oferecer". Vão manter nosso nome vivo até a última delas partir. E, apesar de não estarmos mais aqui para saborear essa atenção, é um conforto saber que a teremos bem depois do último suspiro.

Folha de S. Paulo, 26 de novembro de 2009


...

Nenhum comentário: