quinta-feira, 1 de outubro de 2009

outubro!




















postagem número 100!
O U T U B R O!!!!

o dia está ensolarado
o céu azul e o calor continua forte

o mês 10 já está começando com festa
hoje tem encontro das meninas
e isso é muito bom!

outubro vem trazendo vários aniversariantes:
a pequena maria, kk, ana lucia, apc, andrea oliveira, eliana, alessandra
e se estivesse aqui entre nós
papai faria NOVENTA anos!
no-ven-ta!
nussa...

meu paizinho tao amado
seria como o velhinho do filme
e meu anjo e meu rei seriam os netinhos falantes
que o animariam enchendo-o de carinho e paparicos

qual será a moda atual de ser avô e avó?
que tipo de vó e vô meus pais seriam?

a moda de ser mae é colocar no mundo
pai nao importa
é só aquele que gera
e quem cria?
ah isso nao passa de detalhe para muitos pais e maes modernos...

quem cria seus filhos?
quem dá limites?
quem dá os exemplos positivos e negativos?
a empregada, a vó, o vô, a tia, a escola, a vida?

quem seu filho prefere? quem voce prefere?
quem ganha o primeiro pedaço de bolo?????

o que voce dá
presentes ou afeto?
presentes ou limites?
presentes ou exemplos?
voce compra ou cativa seu filho????
seu filho é feliz?
gosta de brincar?
aiiiiiiiiiiiiiiii quantas perguntas!!!!!

é...
a vida moderna é assim
e nos acostumamos com ela
achamos tudo normal
tudo natural

conheci umas maes na escola esta semana
e depois de muito tempo
pela primeira vez
nao me senti um peixe fora d'água
minha história nao é única
mudam os personagens
mas o final é bem parecido e os traumas também...

muito louco pensar nisso...

quando meus pequenos crescerem
quando virarem adolescentes e adultos
quando a rebeldia se aflorar
como vai ser?
com quem eles vao andar?
com filhos de familias ou filhos sem limites?

dói pensar nisso
e por minhas experiencias passadas
embora nao tenham sido com meus filhos legítimos
nao me saí nada bem

tenho que pegar esses exemplos e aprender com eles
assim quando chegar a minha fez de ser mae legítima
espero tropeçar menos
sofrer menos
me sentir mais segura e menos sonhadora

afinal meus filhos eu crio desde que nasceram
nunca tiveram outras maes ou outros pais
a índole e o caráter que eles tem saíram daqui
de dentro da minha casa, da minha familia
tanto os bons quanto os maus exemplos
o "sentimento" de uniao e família foram plantados desde que eles nasceram
de comemorar as vitórias
de festejar por festejar
ouvir música alta
cantar junto noriel vilela, língua de trapo, vanessa da mata...
dançar no meio da sala
falar falar falar
somos falantes
e muitas vezes irritantes!

no caminho ao lado vem o medo...
medo de errar
de meter os pés pelas maos
medo...

criamos nossos filhos para o mundo
para a vida
e cada um tem a sua
suas escolhas
suas preferencias
suas crenças

e como mae tenho que acreditar que vai dar tudo certo
que o mundo pode ser cruel
mas que a minha casa e meu coracao estarao sempre abertos para eles
já acolhi tantas pessoas na minha casa
na minha vida
e agora é a vez dos meus filhos

espero ter forças
atitude
vontade
amor e alegria para compartilhar
serenidade para ouvir
humildade para me calar
e força para falar o que for necessário, mesmo quando nao for agradável...

para conseguir alcançar este sonho
tenho comigo alguns exemplos de familias com F maiúsculo

FAMILIA
e nao pessoas que moram na mesma casa por falta de opcao ou comodismo

FAMILIA
aquela que briga e se diverte
mas que independente do que aconteça
está sempre unida
onde o respeito faz parte do dia-a-dia
onde as portas da casa e do coracao estao sempre abertas para receber os filhos e os amigos dos filhos e quem de bem vier também

tenho duas famílias que me acompanham há muitos anos
a da tia alcina e a da junea

e nos últimos tempos descobri duas famílias bonitas e cheias de vida
uma é do juca e da ione
familia bacana e acolhedora
cheia de histórias
jovens cheios de vida que atraem outros assim também
casa cheia e alegre
uniao é uma boa palavra para lembrar dessa trupe tudibao!

e a outra família é da aída minha priminha querida e do eustáquio
família grande e unida
filhos homens que estao sempre paparicando a maezona
que aos domingos reune os 3 filhos com suas namoradas e sua filhota agora com o marido e a dudinha que acabou de chegar!

quero isso pra minha familia
sei que um dia eles vao partir
mas que se estou plantando coisas boas, firmes e sinceras
eles vao voltar trazendo os amigos, as namoradas, as esposas, os filhos
e minha familia será grande, falante, unida e feliz
que delícia pensar nisso!

que o bondoso Deus nos proteja
que outubro seja alegre, divertido, festivo, iluminado
enfim
FELIZ!





...



Nenhum comentário: